Social

Na área de atuação da COOPERCAFEM existem:

  • 2 Escolas Municipais, E. M Pedro Reghin e E. M. Cláudio Figueiredo Nogueira;
  • 1 Telecentro doado por parceiros da Coopercafem.

Para facilitar o acesso dos alunos à escola, existe, sistema de transporte, pago aos alunos, pela prefeitura Municipal.

Há trabalhos pedagógicos e eventos artísticos, culturais e cívicos que, são realizados de forma participativa, integrando todos os moradores da comunidade e região, conjuntamente com a prefeitura do município.

Possui, na comunidade posto de saúde, para atendimento à população, com atendimento médico e odontológico gratuito.

E ainda sendo realizados alguns projetos com parceiros beneficiando a população, sendo eles:

Projeto Campo Integral

A coopercafem tem em parceria com a prefeitura o Projeto Campo Integral, que surgiu para criar soluções em educação, contribuindo no enfrentamento dos desafios sociais das crianças e adolescentes que apresentam dificuldades nas suas relações com o aprender. Com este projeto, pretende-se desenvolver as atividades dentro de uma postura educacional e cultural de gestão eficaz, focada no desenvolvimento integral dos alunos, procurando combater os principais problemas do sistema público de ensino.

O projeto visa contribuir para mudar a realidade oferecendo a dezenas de alunos das comunidades a oportunidade de experimentar a aprender e consequentemente a promoção acadêmica diminuindo a defasagem escolar e a média de aprovação dos alunos atendidos, sendo um total de 219 crianças e adolescentes com idades entre 04 e 12 anos em tempo integral na Escola Municipal Cláudio Figueiredo Nogueira.


 

Projeto Água Viva

A antiga Unipcafem atual Coopercafem em parceria com a Emater – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais disseminou entre a comunidade as Fossas Ecológicas para serem construidas nas residências da comunidade abrangendo associados, funcionários entre outros da comunidade atendendo 61 produtores e outros que foram feitas futuramente sendo utilizado recursos dos Prêmios Faitrade e doações de exportadoras como a Green Moutain excluindo a utilização de fossas negras, ainda sendo feitas um total de 138 bacias de contensão visando a não erosão de estradas pela água das chuvas.


 

Projeto Lixeira Para Todos

A Coopercafem no ano de 2016 implementou na comunidade e na região de Varginha 5 lixeiras grandes para depósito dos lixos obtido por seus produtores cooperados e moradores das comunidades, visando a limpeza das estradas e propriedades, evitando a poluição local. Tem-se a coleta deste lixo realizada pela Prefeitura Municipal 2 vezes por semana.

O projeto beneficia cerca de 400 famílias na comunidade e arredores.